Entretenimento

‘A Dona do Pedaço’: Uma História de Garra e Superação!

Maria da Paz ( Juliana Paes ) com os bolos.

A Dona do Pedaço, uma novela que está dando o que falar! Não é novidade que a novela das 21h é sempre a queridinha dos telespectadores e dessa vez não é diferente. É muito comum de se ver comentários de várias confeiteiras na conta pessoal do Instagram da atriz Juliana Paes, devido ao grande aumento de confeiteiras ao redor do Brasil, muitas de nossas clientes confeiteiras estão se sentindo representadas pelo Ofício da ‘Maria da Paz’.

Entretanto, com excessão do início trágico da novela, muitas confeiteiras estão relatando a história da ‘Maria da Paz’ na confeitaria com as suas próprias histórias pessoais de vida, pois assim como a ‘Maria da Paz’, grande parte das confeiteiras também começaram sua história na confeitaria cozinhando em suas próprias casas e ver que a ‘Maria da Paz’ construiu um verdadeiro império fazendo o que mais gosta, que é cozinhar, realmente inspira qualquer um!

Aprendendo a Empreender com ‘A Dona do Pedaço’

Além de cozinhar, Maria da Paz é uma excelente empreendedora. Sempre se mostrou pronta para atender as necessidades do público. No início ela começou vendendo as receitas que aprendeu com sua Avó, mas logo depois se prontificou a fazer outros sabores de bolo, como: abacaxi, banana, côco. Maria da Paz é uma mulher forte, obstinada, determinada, guerreira, que não tem medo de lutar pelo que deseja, que sempre carrega com si amor e paz por onde anda, a própria personagem diz “Não é atoa que eu me chamo Maria da Paz” e isso é algo muito forte que influencia na personalidade dela.

Contudo, a atriz Juliana Paes declara que buscou várias fontes para a preparação para interpretar a personagem. Assistiu filmes de mulheres com uma trajetória empoderada, leu biografias de mulheres com histórias de que começaram uma ideia simples e do nada e que conseguiram construir um império. Em uma entrevista ao Gshow a atriz declarou:

“A Inteligência Emocional às vezes é muito mais valiosa do que um QI elevadísssimo ou uma alta capacidade intelectual, principalmente no mundo dos negócios. A Maria da Paz é uma pessoa que sabe lidar com gente, que gosta de gente”.

Quando a atriz foi perguntada se ela era “A Dona do Pedaço” ela respondeu:

“Nunca, a dona do pedaço está em cada mulher brasileira, que não tem medo de ir à luta, que não tem medo de buscar o seu espaço, que tem que deixar o filho em casa e tem que ir trabalhar”.

E essa é a realidade de milhares de mulheres brasileiras.

‘A Dona do Pedaço’ é um pouco fora da realidade

Ainda assim, podemos observar também que a novela não retrata exatamente a trajetória real de uma confeiteira ou boleira em seu dia a dia, que a história é um pouco “fora da realidade” e que a novela faz parecer ser “mais fácil do que é” como disse uma internauta em um comentário na página do Instagram. Pode ser que algumas pessoas se revoltem com essa parte da falsa imagem que está sendo passado mas, apesar de sabermos que a realidade do empreendedor brasileiro não é tão simples, fácil e que pode levar anos até atingir o sucesso, a mensagem que a novela nos passa é que: você pode, sim, escrever a sua história a partir de onde você está, independente do que te aconteceu.

Da mesma forma, mesmo que não tenhamos controle sobre algumas coisas que aconteceram ou que irão acontecer na nossa vida, nós temos o poder de escolher como iremos agir à todos os acontecimentos. E é esse “como” iremos agir é que faz toda a diferença na nossa história de vida.

Resumão sobre a Novela

Em resumo, ‘A Dona do Pedaço’ apresenta Maria da Paz Ramirez, uma mulher batalhadora e dona de uma força impressionante que viveu um amor proibido com Amadeu Matheus, interpretado pelo ator Marcos Palmeira. Ambos se apaixonaram à primeira vista e selaram um acordo de paz entre as famílias de justiceiros Ramirez e Matheus que viviam em pé de guerra há várias gerações. Porém, no dia do casamento, o rapaz é baleado pela avó de Maria, Dulce (Fernanda Montenegro), e as famílias reiniciam a guerra, fazendo com que a noiva tenha que fugir para São Paulo. Lá ela descobre que está grávida.

Sendo assim, para que o casal não se reencontre, as mães dos clãs mentem que ambos estão mortos para seus respectivos filhos. Maria começa a reconstruir a vida vendendo bolos com as receitas de sua avó, enquanto Amadeu se casa com Gilda (Heloísa Jorge) e também segue para São Paulo.

“Uma força da Natureza”

Em síntese, é esse termo que a atriz Juliana Paes usou para descrever a ‘Maria da Paz’. O sucesso de Maria da Paz foi conquistado na raça e a boleira começou vendendo seus bolos no Viaduto do Chá, centro de São Paulo. Depois de muita luta, finalmente Maria conseguiu inaugurar a sua primeira confeitaria. Como o esperado, os seus bolos são um sucesso e logo o negócio cresce.

Aliás, o que pouca gente sabe é que os deliciosos bolos usados na fase inicial da novela e que a protagonista vende nas ruas de São Paulo são da premiada doceria Bolo à Toa, que ganhou o título de o melhor bolo caseiro pela edição especial Comer & Beber de 2013.

Juliana Paes no workshop de confeitaria para sua personagem Maria da Paz.

Então, graças a sua nova protagonista, a atriz mostra que já domina a arte da confeitaria. Juliana Paes iniciou a vivência de boleira na cozinha do programa É de Casa, acompanhada da consultora de gastronomia Maria de Lourdes Lazaro de Almeida.

Afinal, e você, está acompanhando a novela? O que está achando da história da Maria da Paz? Conta pra gente nos comentários!

Confira o vídeo completo da Entrevista da Juliana Paes com o Gshow

Então, conta pra gente, você também faz bolos? Confira nossa linha completa de Embalagens para bolos em nosso site, temos diversos modelos.

Por fim, Deseja ser notificado sempre que houver alguma novidade? Se inscreva abaixo.

author-avatar

Sobre

Publicitária, Gerente de E-commerce e Marketing Digital, Practitioner em Programação Neurolinguística. Apaixonada por qualquer forma de arte. Amo assistir filmes, séries e aprendo muito com eles. Descobri uma paixão pelo autoconhecimento e pela Programação Neurolinguística. Amo viajar e descobrir novos lugares e conhecer pessoas novas.