Dicas para Alavancar suas Vendas, Empreendedorismo

Tendências em 2022 na Confeitaria

Vocês já devem ter notado que a cada dia que passa estão surgindo novos programas de confeitaria e gastronomia na televisão, isso em várias emissoras, em um modo geral os participantes convidados são os especialistas e costumam serem elogiados pela sua capacidade em fazer doces.

A confeitaria nunca esteve tanto em alta, isso significa que muita gente está estudando sobre, o que vai significar um aumento de demanda. Segundo a pesquisa Consumo Equilibrado publicada no site Minuto Ligado em 26 de maio de 2021, o mercado de doces no Brasil, o qual inclui bombonieres, confeitarias e fábricas, chega a faturar 12 bilhões de reais a cada ano.

Dentre as várias possiblidades na confeitaria, temos os bolos que sempre tiveram seu espaço garantido, desde a antiguidade esse produto era servido nos grandes palácios, como símbolo de poder, pois naquele tempo o açúcar simbolizava poder.

O grande desafio hoje é fazer um bolo bem decorado e saboroso ao mesmo tempo, além disso o bolo precisa ficar firme em sua estrutura, ser saboroso e lindo aos olhos do público. Hoje em dia com a utilização das placas de acetato ficou bem mais fácil esse processo na arquitetura do bolo perfeito.

Em um mercado que só cresce a cada dia, o confeiteiro precisa ser diferenciado e procurar lançar suas próprias tendências, procurando não ficar preso ao que a concorrência faz. Precisa pensar “fora da caixa” para se diferenciar, buscando inspiração em áreas diferentes, seja na história, moda ou arquitetura.

A criação está muito ligada a técnica, se eu não tiver boa base técnica não vou conseguir criar uma inovação. Por isso é de extrema importância se atualizar buscar se aperfeiçoar com cursos profissionalizantes.

O mais importante é pensar como cliente, pensar em como ele vai estar consumindo meu produto, pensar na rotina dele, devo pensar no conforto que este alimento precisa trazer, ativar através dos sabores memória antigas da pessoa. Quem lembra aquele grande clássico nos bolos, que eram cobertos com glacê real e aquele chumbinho de prata por cima com lascas de coco. 😋​

Uma grande tendência é apostar em opções onde o consumo seja rápido, pois as pessoas estão cada dia mais ocupadas com mais afazeres. Isso explica o grande sucesso do bolo no potecopos da felicidadecone recheado, pão de mel, alfajore, bentô cake fez um grande boom de vendas, por ser algo recheado que cabe em uma marmita e de rápido consumo.

Para 2022 os cakes pops, que são os bolos no palito e os picolés de bolo são exemplo de produtos que estão voltando por serem pequenos de consumo rápido.

Algo muito importante que precisa ser visto é trabalhar com uma boa margem de lucro, trabalhando a percepção de valor, trabalhar bem as embalagens de como eu vou enviar e mostrar esse produto é de extrema importância, para que eu consiga agregar mais valor ao produto.

Exemplo disso é eu fazer um Bentô Cake e colocar em uma marmita e outra coisa bem diferente é apresentar esse produto em uma embalagem bem legal e colocar um laço, isso muda a percepção de valor do produto e então eu consigo vender esse mesmo produto mais caro.

Seguindo essa tendência de oferecer produtos menores, o custo dele se torna menor e então eu tenho uma margem maior aumentando assim a lucratividade. Então resta ao confeiteiro elaborar boas estratégias de venda, trabalhando bem o aspecto visual do produto, ficar de olho nessas tendências para conseguir aos poucos aumentar o ticket médio de seus clientes, inovar sempre para conseguir se destacar.

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