Comunicação, Marketing

Análise SWOT

Desenvolvido por Philip Kotler, o termo SWOT é derivado da palavra Streghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Que traduzido ao português significa, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. 

Swot é uma ferramenta de gestão, utilizada tanto por empresas pequenas quanto grandes empresas. Isto é, um sistema de análise que é utilizada para realizar o acompanhamento tanto do setor externo quanto interno e identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria, para isso é importante que:

  1. Defina sua força 
  2. Determine suas fraquezas 
  3. Liste suas oportunidades 
  4. Enumere suas fraquezas 

Força 

É a comparação com os concorrentes diretos, através da qualidade do serviço ou produto. Da mesma forma, a qualificação do atendimento ao cliente, qualificação, liderança de pesquisa do mercado entre outros. 

Fraqueza 

Visto que diferentemente das forças, a análise das fraquezas, se dá através da comparação dos concorrentes. Análise do mix de produtos, problemas operacionais, investimentos, mão de obra qualificada, tudo que possa significar estar em desvantagens comparado aos concorrentes.

Oportunidades 

Da mesma forma, o ato de identificar as oportunidades de colocação de mercado, aumento do mix de produtos, procedimentos tecnológicos que auxiliam na produção. Saber da hora certa para agir para que não perca tempo e dinheiro e principalmente não perder os caminhos que surgirão.

Ameaças 

Ameaças é a análise do oposto das Oportunidades. Pois há uma grande chance dos concorrentes também estarem de olho nos seus passos em novas estratégias. Devido a isso, é importante estar sempre atento ao mercado e acompanhando os seus concorrentes para se manter atualizado.

Conclusão

Conclui-se então, que através da Análise SWOT, é possível realizar um mapeamento comparando com os concorrentes a fim de identificar os pontos de melhoria e os pontos de vantagens e assim aumentar suas vendas. Nós da Azure, sempre buscamos nos manter atualizados os processos internos e externos, sendo referência no nicho de embalagens e procurando sempre entender as necessidades dos clientes a fim de nos aproximarmos do mesmo.